Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Jornal Brasiliense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Jornal BrasilienseJornal Brasiliense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

Marcel Alexandre defende modelo Zona Franca diante da previsão de regulamentação da reforma tributária

23 de abril de 2024
Compartilhar

O vereador Marcel Alexandre (PL) defendeu, nesta terça-feira (23/04), em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a importância da preservação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) diante da regulamentação da reforma tributária, tendo como foco a necessidade da manutenção dos incentivos fiscais em razão dos desafios da conservação da floresta e da geração de emprego para a população.
O debate ocorreu devido ao fato de que o Governo Federal já tem pronto os textos dos projetos que preveem a regulamentação da Reforma Tributária, que devem ser enviados ainda nesta semana para o Congresso Nacional. A matéria será enviada em dois textos: O primeiro cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), imposto federal; e o Imposto sobre Bens e Serviço (IBS), imposto local, de estados e municípios.
Entre os pontos questionados pelo parlamentar na reforma estão a definição da alíquota de imposto e vantagens fiscais na Zona Franca de Manaus; detalhamento dos fundos estaduais, incluindo valores anuais para possibilidade de uso; lista de produtos incluídos na cobrança de IPI e para beneficiar a ZFM; estabelecimento dos fundos estaduais que receberão os recursos.
“Essa Câmara (Municipal) tem responsabilidade de levantar a sua voz e o seu clamor e unir-se em alerta à Bancada Federal para a questão do modelo Zona Franca. E se o modelo é bom, é necessário ter um alerta, um olhar diante de toda essa questão fiscal”, disse o vereador.
Marcel enfatizou que a defesa do modelo vai em direção ao princípio constitucional da equidade.
“Nosso discurso vai na direção de lembrar do princípio constitucional da equidade que, em cada ação dos poderes precisa-se zelar, e isso não se confunde com igualdade, pois igualdade é conceder incentivos iguais para todos os estados, e equidade fala de conceder mais incentivos para quem mais precisa e menos incentivo para quem menos precisa, cada um conforme sua necessidade”.
O vereador também defendeu a necessidade de identificação de novas matrizes econômicas para o crescimento e desenvolvimento do estado do Amazonas.
“Nossa luta não deve ser para que outros estados não tenham benefícios, mas para que tenhamos um maior incentivo por conta da nossa logística e o desafio da preservação que temos para manter. Não podemos esquecer de irmos mais a fundo e identificar as novas matrizes econômicas para nosso estado e para pararmos de depender de um único modelo, até porque as nossas matrizes econômicas fortalecerão o nosso estado”, finaliza Marcel.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Abril Azul: Yomara Lins reforça a importância da inclusão e conscientização sobre o autismo

2 de abril de 2025

Câmara Municipal de Manaus lança programa inédito de entrevistas com vereadores da 19ª Legislatura

2 de abril de 2025

Vereadores debatem segurança pública e início da campanha ‘Abril Azul’ durante Grande Expediente na CMM

2 de abril de 2025

Saimon Bessa reforça apoio à valorização dos catadores de recicláveis em Manaus

2 de abril de 2025

Aldenor Lima defende PL que permite aquisição de Itraconazol para o tratamento de esporotricose animal

2 de abril de 2025

Jander Lobato participa da posse do novo secretário de Educação de Manaus

2 de abril de 2025
Jornal BrasilienseJornal Brasiliense